AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: Análise de um caso de dificuldade de aprendizagem na correspondência grafema-fonema

Maria Aparecida Alves Leite, Ivan Claudio Guedes, Daniele Santos Dalla Lana

Resumo


Este artigo apresenta reflexões sobre o atendimento psicopedagógico que foi desenvolvido junto a um estudante dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O problema de investigação foi: o estudante apresenta, de fato, dificuldade de aprendizagem? O objetivo foi analisar, por meio do estudo de caso, se havia e quais eram as dificuldades de aprendizagem atribuídas ao estudante, para pensar em quais caminhos podem ser indicados por meio do atendimento psicopedagógico.Para tanto, este artigo inicia-se com uma breve apresentação acerca do surgimento e função da psicopedagogia na história da educação. Depois, discorre sobre o delicado ponto de encontro entre a psicopedagogia e a escola: as dificuldades de aprendizagem, com destaque para os temas da alfabetização. A investigação desenvolveu-se a partir do estudo de caso. As reflexões foram construídas com o imbricamento teórico e a análise das percepções durante o atendimento psicopedagógico realizado. Por fim, conceitua e explicita procedimentos e técnicas utilizadas para avaliação, diagnóstico e intervenção


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