O IMPACTO DO E-COMMERCE NAS EXPORTAÇÕES DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Giseli Passador Lombardi, Denner Walace Cavalcante dos Santos, Karine Rodrigues Silva

Resumo


As pequenas e médias empresas (PMEs) têm uma parcela significativa na promoção de emprego e renda no país, porém, ainda enfrentam desafios. Neste sentido, este artigo visa investigar como o e-commerce traz benefícios a estas empresas, quer seja em sua renda quer seja em sua visibilidade na disputa internacional, mais especificamente no campo das exportações. O estudo se deu por meio de dados estatísticos, tabelas e conceitos retirados do SEBRAE, FeDex e Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC); além de literatura especializada em Administração a partir de Potter et al. Verificou-se que, apesar do comércio eletrônico ser uma realidade para a maioria das empresas, ainda existem desafios logísticos, gerenciais e de classificação que dificultam o pleno usufruto desta ferramenta pelas PMEs


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