Neuromarketing e a influência do Shopper no Ponto de Venda: Estudo de Caso do Produto Desodorante

Dayse Oliveira Santos de Farias, Peri da Silva Santana, Fernando Dagoberto da Costa Rosa

Resumo


Há mais de um século o marketing vem sendo estudado como mecanismo de influência nos negócios, mas há quase duas décadas o neuromarketing vem despertando maior atenção para tentar entender a mente do shopper, que é quem decide a compra. A meta é ampliar o conhecimento sobre o comportamento e as motivações que levam o cliente a escolher um produto, que envolvem processos sensoriais, racionais e emocionais. O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância de identificação de aspectos do neuromarketing para entender e atrair o consumidor. Para isso foi utilizado como metodologia a pesquisa bibliográfica e um estudo de caso por meio de pesquisa quantitativa a fim de identificar motivações para o consumo, principalmente em relação a produtos de higiene, especificamente desodorante. Os resultados encontrados permitiram uma análise que levou à conclusão de que, mesmo quando não identificam, os consumidores são impactados pelo marketing e os conceitos apresentados pelas marcas, já que mudam o padrão de escolha, por exemplo de preço para a marca, quando a escolha se refere ao uso de um desodorante. Entende-se que o presente estudo contribui para a discussão do neuromarketing, mas que por ser recente, muito mais ainda deve ser pesquisado sobre o tema.


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